segunda-feira, 14 de julho de 2008


Modernismo em Portugal
No início do Séc. XX, havia um sentimento geral de que não era mais possível renovar a arte tradicional. As escolas literárias repetiam suas fórmulas. A superficialidade convivia com a crença de que a evolução tudo comandava e pouco cabia ao homem nesse processo.
No entanto, um movimento forte e amplo - o Modernismo - viria dar fim a este marasmo e implantar o inconformismo.
Modernismo, não foi apenas produto de uma evolução estética: ele decorreu de todo um estado de espírito formado pela cultura da época e que repercutiria em todas as artes, integrando literatura, pintura, música arquitetura, cinema, etc. A primeira Guerra Mundial foi o grande divisor das águas...
Nesse contexto surgiram as vanguardas européias, que antecederam e originaram o Modernismo literário. Vanguarda vem do francês e significa extremidade dianteira dos exércitos em luta. E a literatura de vanguarda foi realmente combativa, polêmica, desbravadora e irreverente. Os vanguardistas da época valiam-se do deboche, da ironia e da luta verbal com o objetivo de substituir a arte passadista pela arte moderna.

As principais vanguardas européias foram:
a. Cubismo.
b. Futurismo.
c. Dadaísmo.
d. Surrealismo.
Todas essas vanguardas tiveram um caráter agressivo, experimental, demolidor e inovador. Combatiam o racionalismo e o objetivismo das teorias científicas do Realismo/Naturalismo/Parnasianismo e pregavam o irracionalismo. Com isso, buscavam uma compressão mais subjetiva do homem, voltada mais para seu interior que para seu exterior.
De 1940 a nossos dias, o Modernismo português desenvolveu várias tendências; Neo- Realismo. Ecletismo, Humanismo dramático, Realismo contraditório e Experimentalismo polivalente.

Características:
A) atitude irreverente em relação aos padrões estabelecidos;
B) reação contra o passado, o clássico e o estático;
C) temática mais particular, individual e não tanto universal e genérica;
D) preferência pelo dinamismo e velocidade vitais;
E) busca do imprevisível e insólito
F) abstenção do sentimentalismo fácil e falso;
G) comunicação direta das idéias: linguagem cotidiana.
H) esforço de originalidade e autenticidade;
I) interesse pela vida interior (estados de alma, espírito..)
J) aparente hermetismo, expressão indireta pela sugestão e associação verbal em vez de absoluta clareza.
K) valorização do prosaico e bom humor;
L) liberdade forma: verso livre, ritmo livre, sem rima, sem estrofação preestabelecida.

Principais representantes :
Três grandes gerações de autores:
1ª geração - o Orfismo : Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros e outros;
2ª geração - o Presencismo: José Régio, João Gaspar Simões, Branquinho da Fonseca e outros;
3ª geração - o Neo-Realismo: Alves Redol, Ferreira de Castro, Jorge de Sena e outros.

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